Do Pensamento Espúrio ao Raciocínio Racional

Gilberto Carnasciali

O pensamento é um falso professor.

O pensamento é um ludibriador de alunos.

É comandado por duas energias: a elétrica e a magnética, esta última realmente maligna.

Os alunos do ‘Professor pensamento’ não sabem que servem de ferramentas a esse professor para executar tudo o que a Dona dele, a Natureza, assim desejar.

Não sabem o porquê de seu sofrimento, nem o porquê estão sendo lapidados tão cruelmente, por não fazerem a mínima ideia de quem é o professor, muito menos quem eles próprios são. Tão confusos com as variações do pensamento, que se acham seus próprios professores e, portanto, sabedores de tudo. Sabichões do nada!

Na realidade, ignorantes de tudo, pois ninguém, muito menos o ‘Professor pensamento’ poderia ter a competência de lhes ensinar quem realmente são, qual a sua origem, de onde vieram e para onde vão. Quando perguntado a esse respeito por algum aluno mais inteligente, interessado ou curioso, o professor sai-se sempre com respostas falsas, baseadas no conhecimento materialista dos engambelos e das artimanhas. Um verdadeiro malabarista e ilusionista do magnetismo.

Uma classe com um currículo de mentiras, de artifícios, vazio, sem valor algum. Ao final de um curso de progresso artificial, finalmente o diploma! Então, de que valeu esse aprendizado? Que valor tem esse diploma? De que valem esses aninhos de vida sofrida?

Valor nenhum.

Somente perda de tempo. Todos sendo ludibriados e engambelados todo o tempo, até à morte.

Então, pergunta o aluno para o Dono da escola: “E há uma solução para essa situação desalentadora que para nós alunos nos parece insolúvel?”

E o Dono da escola, muito amável e naturalmente explica: “Enquanto vocês alunos não conhecerem a sua própria história, não saberem de onde todos vieram e para onde todos vão, ficarão presos dentro dessa gaiola de aulas, tal qual papagaios, marcando passo, pois até mesmo seu professor não tem a menor ideia de quem ele próprio seja. Não se iludam!”

Mas Diretor, perguntam os alunos, como podemos sair dessa situação deprimente? Diz o Diretor: até bem pouco tempo, não havia como. Entretanto, em 1935, no início do Terceiro Milênio, a escola instituiu um novo curso, o Curso Superior Avançado para a Racionalização e Recuperação do Ser Humano, até então inédito, versando sobre o Conhecimento Racional baseado no LIVRO “Universo em Desencanto” de Cultura Racional. Naquela data o ‘Professor pensamento’ foi destituído e substituído pelo ‘Professor Raciocínio’.

E qual a diferença que isso faz no ensino?

Vocês deixarão de serem lapidados pelos artifícios da vida, criados pela Natureza na fase anterior a 1935, a fase do animal de Origem Racional, e passarão a se Racionalizar na atual fase em vigor, a Fase Racional, pelo conhecimento das Verdades ensinadas pelo natural da Natureza, que hoje é Racional.

Mas como isso se dará?

Cada um de vocês receberá um LIVRO intitulado “Universo em Desencanto” de Cultura Racional, com os Ensinamentos Racionais que aprenderão através da leitura, releitura, estudo e pesquisa, para ao término prestarem o exame final.

E o que ocorre quando completarmos o Curso Superior Avançado?

Bem, diz o Diretor: aqueles que estudarem, aprenderem e passarem a Raciocinar, se graduarão e se tornarão Aparelhos Racionais; deixarão este mundo de matéria degradada e poluída e subirão para de onde vieram há vinte e uma eternidades, uma Planície pura, limpa e perfeita, no MUNDO RACIONAL, seu verdadeiro Mundo de Origem, como lhes será explicado nos mínimos detalhes durante o curso.

Aqueles alunos relapsos que não prestarem atenção às aulas, tiverem baixa frequência ou simplesmente deixarem de comparecer, serão rebaixados para classes inferiores dos irracionais, onde sofrerão por muitas eternidades mais.

Ah! Diz o Diretor, mais uma última informação: vocês não precisarão vir aqui à escola para assistirem as aulas. O ‘Professor Raciocínio’ ministra suas aulas em suas próprias casas ou onde estiverem, pois ele lhes fala através das linhas impressas no LIVRO “Universo em Desencanto”.

E prosseguiu: quanto às provas finais, elas se realizarão fora daqui, e serão avaliadas e julgadas por integrantes do Tribunal Racional.

Portanto, apressem-se, passem na Secretaria e adquiram seu exemplar, que foi ditado pelo RACIONAL SUPERIOR, o Raciocínio Superior a todos os Raciocínios, ou seja, DEUS, ao RACIONAL SUPERIOR da Terra, senhor Manoel Jacintho Coelho, e impresso em sua Gráfica, no Retiro Racional, no Rio de Janeiro.

Agora que vocês já estão a par de como desenvolver seu Raciocínio, desejo a todos uma boa leitura, um bom aprendizado e uma ótima viagem de regresso à PLANÍCIE RACIONAL, o nosso Mundo de Origem.

Até lá!